O 10º Congresso da Federação Árabe Palestina do Brasil – FEPAL já tem data, local e regulamento. O evento, que este ano homenageará os 125 anos da imigração palestina e os 40 anos do movimento palestino no Brasil, acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de abril no Hotel Embaixador, em Porto Alegre/RS.

As 17 entidades palestinas que participaram da última edição e as demais comunidades ou sociedade reconhecidas pela Federação terão agora de organizar uma assembleia local para escolher os(as) delegados(as). Estes serão os responsáveis por eleger e compor a nova diretoria, além de votar eventuais mudanças estatutárias durante o congresso.

“Quanto mais gente tivermos nas assembleias, mais democráticas e transparentes serão as decisões para a nossa entidade”, convoca Ualid Rabah, diretor de Relações Institucionais da FEPAL e presidente da Comissão de Organização do Congresso. O convite vale também para os membros das comunidades interessados em participar da organização do evento.

A programação ainda não está completa, mas grupos formados por profissionais de diferentes áreas – como saúde, direito e negócios – estão desenvolvendo painéis temáticos. A diretoria da FEPAL espera anunciar pelo menos um convidado especial internacional.

Importante: as assembleias para a eleição dos(as) delegados(as) devem ser convocadas e comunicadas à Comissão Organizadora no máximo até o dia 11 de abril, para que sejam realizadas dentro do prazo limite de 21 de abril.

Clique aqui para ler o regulamento completo


1. Quem pode participar do 10º Congresso da FEPAL?

Imigrantes palestinos e seus descendentes, incluindo cônjuges de qualquer geração e nacionalidade, com mais de 16 anos.

Serão três categorias de participantes:

  • Delegados(as), com direito a voz e voto;
  • Observadores(as), com direito a voz;
  • Convidados(as) especiais.

2. Como e até que dia posso me inscrever?

Observadores(as):

  • Até o dia 22 de abril, informando seu nome completo, data de nascimento e RG pelo [email protected]

Delegados(as):

  • A lista de delegados(as) eleitos em cada assembleia deve ser encaminhada à Comissão Organizadora também pelo e-mail [email protected] até o dia 22 de abril.

3. Quanto custa*?

Há duas opções, tanto para delegados(as) como para observadores(as):

  • R$ 400 por pessoa, com hospedagem (duas noites) no Hotel Embaixador, translado, todas as refeições, coffee breaks e todo o material do congresso;
  • R$ 250 por pessoa, sem hospedagem, mas com os demais benefícios acima.

*Os valores poderão ser parcelados em até 3x no cartão de crédito.

4. Quem são e o que fazem os(as) delegados(as)?

São representantes das comunidades palestinas espalhadas pelo Brasil, eleitos democraticamente em assembleias locais, que irão votar e estarão aptos a compor a nova diretoria da FEPAL durante o Congresso.

5. Como funcionam as assembleias locais?

Para realizar uma assembleia em sua comunidade, as entidades ou as comunidades devem ter pelo menos 15 palestinos(as) ou descendentes ligados aos seus quadros, sempre maiores de 16 anos.

A lista com os nomes e as datas de nascimento dessas pessoas deve ser enviada à Comissão Organizadora pelo e-mail [email protected] até o dia 11 de abril.

Com aval da Comissão Organizadora, cada entidade deve convocar então a sua assembleia, que deve ser realizada no máximo até o dia 21 de abril.

(Veja o item 4. Prazos no regulamento)

6. Quantos delegados cada entidade pode eleger?

Para cada fração de até 15 membros das entidades, será eleito(a) um(a) delegado(a).

As entidades com maior número de integrantes poderão eleger mais delegados(as). (Veja os detalhes no item 2.5 do regulamento)

Cada entidade terá no máximo 10 delegados.

7. Toda entidade palestina representativa pode eleger delegados?

Todas as comunidades registradas há mais de um ano ou que participaram da 9ª edição do congresso podem eleger delegados.

Confira a lista completa no item 2.1 do regulamento.

OBS.: A comunidades sem registro também podem convocar assembleias, desde que acompanhadas por representantes da Comissão de Organização do congresso.

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Para mais informações, entre em contato com a Comissão Organizadora pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (41) 99682-7729.