Buscando estimular e aprofundar o diálogo sobre Jerusalém e a realidade na Palestina, uma delegação de líderes religiosos cristãos palestinos chega ao Brasil nesta quinta-feira (24), a pedido da Aliança Cristã Evangélica Brasileira. A comitiva, que representa várias igrejas e organizações da Palestina, buscará conectar-se à cristandade no país.

A partir de conversas sobre a realidade na Terra Santa, o grupo convidará os líderes cristãos brasileiros para serem agentes de paz e reconciliação no Oriente Médio, especialmente no que diz respeito ao conflito palestino-israelense. “Nossa esperança é que os cristãos no Brasil também estejam orando por uma paz duradoura para os nossos povos, e procurem formas de se solidarizar com seus irmãos na Palestina e de se preocuparem com a liberdade religiosa e os direitos humanos para os palestinos”, diz o comunicado emitido pela Aliança Cristã Evangélica Brasileira.

Na programação, estão previstos encontros com a comunidade árabe e com lideranças evangélicas e católicas, além de reuniões com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e Grupo Ecumênico de Brasília (GED).

A Aliança Cristã Evangélica Brasileira, copatrocinadora da missão palestina no Brasil, é uma plataforma relacional de igrejas, organizações e indivíduos para o testemunho visível do Corpo de Cristo e serviço no Evangelho do Reino de Deus. Sua missão é promover a unidade cristã, fomentar parcerias no serviço da missão de Deus e ser uma voz profética no Brasil.

O representante oficial da Aliança Evangélica para esta delegação é o teólogo Jorge Henrique Barro, pastor presbiteriano, avaliador do Ministério da Educação no Brasil e diretor acadêmico da Faculdade Teológica Sul Americana, em Londrina, no Paraná. Barro obteve o doutorado no Fuller Theological Seminary em Pasadena, Califórnia (EUA), e é autor de inúmeras obras teológicas, publicadas no Brasil e no exterior.

Integrantes da comitiva

Reverendo e doutor Jack Sara é presidente da Bethlehem Bible College desde 2012. Sua ação tem buscado equipar os cristãos para o trabalho do ministério por meio de treinamento de liderança, formação e mobilização da igreja para assumir um papel ativo nas questões do Oriente Médio. Ele viaja com frequência, ensinando sobre o trabalho transcultural no Oriente Médio, bem como unidade e reconciliação para o corpo de Cristo. Antes de seu papel como presidente, Sara serviu como pastor sênior da Igreja da Aliança de Jerusalém por 13 anos. Sara é bacharel em estudos bíblicos no Bethlehem Bible College (Belém, na Palestina), possui mestrado em Estudos Pastorais e Aconselhamento Bíblico pela Alliance Graduate School (Filipinas) e doutorado no Seminário Teológico Gordon-Conwell, Massachusetts (EUA), em Estudos Transculturais. Além de ser o presidente da Bethlehem Bible College, uma proeminente instituição evangélica que serve a todos os palestinos na Terra Santa e além, Sara mantém um papel de liderança em sua igreja, a Aliança Evangélica na Terra Santa, e é o coordenador do trabalho de Aliança Evangélica Mundial (WEA) no Oriente Médio e Norte da África.

Mitri Raheb também é doutor e o fundador e presidente da Dar al-Kalima University College of Arts and Culture, de Belém, na Palestina. O teólogo palestino mais amplamente publicado até o momento, o Raheb é autor de 16 livros, incluindo “Das Reformatorische Erbe unter den Palaestinensern”, “Eu sou um Cristão Palestino”, “Belém Sitiada”, “Fé na Face do Império: a Bíblia através dos Olhos Palestinos”. Seus livros e numerosos artigos foram traduzidos para onze idiomas. Um empreendedor social, o Raheb fundou várias ONGs, entre elas o Centro Cultural e de Conferências Dar Annadwa, a Faculdade de Artes e Cultura da Universidade Dar al Kalima, além de várias outras iniciativas cívicas de níveis nacional, regional (Oriente Médio) e internacional. Defendeu seu doutorado em Teologia na Philipps University of Marburg, Alemanha.

Father Ibrahim Faltas é um padre franciscano que serviu na Terra Santa por quase trinta anos. Faltas é o representante do Guardião da Terra Santa, que lidera várias grandes organizações católicas, incluindo a escola Terra Santa e a Sociedade João Paulo II. Seu último livro, “Do cerco da Natividade ao Cerco da Cidade”, narra seus esforços de negociação para trazer a paz a Belém, na Palestina, após o cerco das forças israelenses, e como seus esforços salvaram inúmeras vidas.

Padre Bruno Varriano, Guardião e Reitor da Basílica da Anunciação em Nazaré, também acompanha a delegação. Padre Bruno é bacharel em Teologia Espiritual, Doutor em Psicologia Clínica, Mestre em Consultoria Grafológica. Atualmente é o Guardião e Reitor do Mosteiro da Santíssima Anunciação, em Nazaré.